quarta-feira, maio 02, 2007

Três segundos e meio

20 andares acima do solo observo as pessoas pequenas andando de um lado para o outro, sinto o vento em meu rosto e pensando qto tempo levaria para terminar aquilo, 4 segundos talvez.... ou mais.... ou menos. levando em consideração que estou mais ou menos a 60 metros, a gravidade é de 10m/s² e algumas continhas rápidas levarei por volta de 3,5 segundos. Em 3,5 segundos veria toda minha vida passar na minha memória, sentiria toda a liberdade que um ser pode sentir e sem a possibilidade de voltar atrás. Teria apenas mais 3,5 segundos, saberia exatamente o tempo que levaria para botar um ponto final. Não é como voce ir num médico e ele te dizer que tem cancer e que teria mais ou menos 6 meses de vida, você sabe que médicos podem errar e você viver mais, ou menos. Ali não, saberia exatamente que teria mais 3,5 segundos, nem mais, nem menos, exatamente 3,5. Pois a física não erra, pelo menos nesses cálculos.
E qual seria a sensação do fim? qual seria minha última visão? meu último pensamento? meu último desejo?
Sentiria um fim brusco...o chão... a mais de 100Km/h, uma parada repentina, o relógio nao andaria mais, a terra pararia de girar, o silêncio seria definitivo. Sentiria uma pancada, a mais forte de toda minha vida, mas a menos dolorida, sentiria por milésimos de segundo todos meus órgãos estourando. Veria tudo escuro, como a capa de trás de um livro que se fecha. Pensaria numa só palavra: Por quê?. Desejaria ...
3,5 segundos me levariam até o ponto final do livro, saberia que não haveria um depois, e se houvesse, não me lembraria do antes. O FIM DE TUDO, em toda sua plenitude. Levaria 3,5 segundos. Mas olho para o relógio e vejo que levei 35 minutos. 35 minutos para pensar em tudo, para imaginar tudo e voltar para trás. Perceber que por mais indigestas que sejam as palavras desse livro ele ainda não chegou ao seu final e sua capa pode não ser negra. Depende somente do seu último capítulo.

by Renato da Silva de Deus [rsdeus@gmail.com]

Nenhum comentário: