segunda-feira, dezembro 10, 2007

Essa carta foi escrita pelo Yuri, do blog Herdeiro do Caos, e fala sobre O Pensador Selvagem, projeto muito bacana do qual eu participo (menos do que deveria!) e gostaria que você, caro leitor, sinta-se convidado a participar também. Estive muito envolvido em projetos de cunho pessoal, pagar as contas, essas coisas, e hoje abri minha caixa de e-mail para ler tudo que não li ainda e voltar a ser um ser pensante e minimamente atuante no mundo. Deveria ter postado isso muito tempo atrás, mas vocês sabem, eu sou um mané. O que importa é que, com atraso, esta aqui. O Pensador já esta no ar, em fase de testes, em breve um blog agregado editado por mim, cuja equipe estou montando neste exato momento, ira tratar de literatura em meio aos pensadores selvagens, vai ser legal, pode crer, aguardem... Enquanto isso, fiquem com a carta do nosso camarada, até que o atraso não foi tão ruim, nada melhor do que esse post sair logo depois do post do .hi-fi., revolução cibernética, aí vamos nós!


"Saudações,


Participo do O Pensador Selvagem – OPS! projeto digital colaborativo. A idéia do OPS! consiste em um novo espaço para o debate e publicação de idéias sobre temas diversos, tais como arquitetura, psicologia, literatura, música, games e até matemática, entre uma grande lista de seções/editorias.


O processo de elaboração do OPS! potencializou a estrutura em rede, na horizontal, pensamentos interdisciplinares e coletivos, e continuará nesta estrutura, por acreditarmos no modelo open-source de gestão e produção.


Estou a editar as seções cibercultura e jornalismo. Quero convidá- l@ a integrar este projeto na produção de conteúdo para o OPS!, seja com imagens, textos, vídeos e/ou sugestões de pauta. Como é um projeto colaborativo, ou seja, quem produzirá o conteúdo é o público (eu, você, sua tia, seu vizinho, ou aquele sujeito que sentou ao seu lado no ônibus hoje) a sua participação é fundamental. Desculpe, o clichê “mas sonho que só sonha sozinho é apenas um sonho. E sonho que se sonha junto se torna realidade”. Então, o desafio é justamente este. Realizar um sonho: permitir que novas “vozes” sejam ouvidas, novas idéias sejam publicadas e, conseqüentemente, novos debates ocorram.



Já sei, você achou a proposta interessante, mas por falta de tempo irá me responder que não poderá participar.


Eu sei...você trabalha em dois empregos para “pagar as contas”, além disso tem a faculdade, o mestrado, doutorado, o curso de inglês todo sábado até 2009, a academia de madrugada, o futebol com os amigos todo domingo, o cinema com a namorada na sexta ou então a novela das 8, a terapia nos domingos e feriados...vixe...a lista de atividades é grande, não?


Porém, certamente você escreve um artigo mensal, para uma das infinitas disciplinas da Universidade, comentários diários, semanais, mensais em seu blog, ou aquela matéria que o editor “censurou” por não estar de acordo com a linha editorial do jornal. E por que não compartilha seus textos?


Se você já colabora com outros sites é uma oportunidade a mais para ampliar o debate sobre as questões que você julga pertinentes e precisa lê, dois, três livros para apresentar argumentos louváveis que defendam a sua tese. Ou também você nunca pensou que existisse um espaço interessante para você publicar suas idéias. Aposto que na sua gaveta ou nas inúmeras pastas em “Meus Documentos”, do seu computador, há bons textos clamando para sair do anonimato.


A hora é agora! E a sua nova casa chama-se http://opensadorselvagem.org




Eis abaixo as Seções do OPS! - Se você conhecer alguém que possa se interessar em participar ativamente ou ocasionalmente em alguma ou várias delas, não se furte em convidar. Existem ainda outras seções em vista, para a "fase 2 do site". Vamos dominar o mundo?

Antropologia
Arquitetura
Artes Cênicas
Artes Plásticas
Beleza
Cibercultura
Ciência
Cinema
Comportamento
Cultura Pop
Dança
Ecologia
Economia e Dinheiro
Espiritualidade
Esportes
Este País
Filosofia
Fotografia
Games
Gastronomia
Hispanidad
História
Humor
Internet
Jogos
Jornalismo
Lei e Direito
Literatura
Matemática
Música
Mundo
Política
Psicologia
Publicidade
Quadrinhos
Religião
Saúde e Bem-estar
Sexualidade
Tecnologia e Computação
Viagens e Turismo

3 comentários:

Priscila Lopes disse...

E qual é o plano?

.hi-fi. disse...

eu começaria replicando textos daqui, lá...
[outra idéia] escolhemos uma seção de lá, e nos manifestamos como um coletivo: O Sindicato dos Escritores Baratos

Priscila Lopes disse...

Tá, respondi seu email no gmail. Vê se você gosta da idéia, já falei com a Aline e ela topou.

Beijinho