quarta-feira, agosto 01, 2007

Praga - Parte 3 de 4

No último dia de aula, quando tocou o sinal da saída, aquele clima de briga por vir inundava os corredores do colégio. Nando e Fred perceberam o burburinho e correram para ver o que estava acontecendo. Tico tinha cabulado a última aula, alegando aos amigos que precisava encontrar a mina dos seus sonhos. Quando os dois amigos chegaram à porta principal da escola, viram um grupo de skatistas fechados em roda, gritando, xingando e espancando com seus skates algum pobre coitado. Nando avistou Carlinha ali perto, chorando.

- Qual é Carlinha? Quem é que ta dentro dessa roda?
- É o Tico, Nando, o Tico!

Nando olhou para o chão a procura de uma pedra grande enquanto Fred correu para recrutar mais dois amigos. De posse de um pedregulho de respeito, Nando correu pra cima dos meninos da roda enquanto Fred descia com os reforços. Os agressores saíram em fuga com seus skates e escaparam se espalhando pelas inúmeras travessas da Avenida Elias Maas. Só um deles não obteve êxito na fuga: Rafael, que ficou caído no chão com a cabeça cortada, nocauteado pela pedra do Fernando. Ao lado dele estava Tico, a cara inchada, todo roxo, sangrando aos baldes, desacordado.


Quando a dona Sandra percebeu que seu filho querido estava mexendo as pálpebras seu coração quase saiu pela boca. Começou a gritar, completamente histérica, o que rapidamente trouxe o pai e irmã de Tico para o quarto. Os três se abraçaram, chorosos, suas faces denotando aquele sentimento de perdão e compreensão mútuas. Perdão por qualquer coisa, compreensão para qualquer coisa, aquela humildade consciente dos próprios erros que, via de regra, acomete os mocinhos nos happys ends da sessão de tarde. Aquela humildade que em geral passa logo, sem deixar nenhum marca, como se nunca houvesse existido.


Tico demorou ainda mais um mês antes de pensar em contatar seus amigos. Passara quase três anos e meio em coma, voltou em uma nova realidade. Seu pai tinha um emprego pior, sua irmã estava grávida e a mãe viciada em remédios. Gastaram fortunas para mantê-lo vivo como um vegetal, destruíram seus dias e humores limpando seus excrementos enquanto rezavam, choravam e discutiam. Tico acordou para constatar que estava tudo desmoronando. Tentava lembrar de coisas boas em busca de alívio, mas era em vão. Será que não foi sempre assim? Seria ele apenas o infeliz escolhido para ser o gatilho? Ou seria a culpa toda dele? Que bosta! Adormeceu jovem, acordou adulto. Não conseguia se adaptar. Pediu aos parentes que guardassem segredo sobre seu despertar. Queria um pouco de tempo. Apesar disso, tinha saudades dos amigos. Mas tinha medo. Seriam ainda seus amigos? Por que as coisas têm de mudar tão rápido? Esperava que pelo menos seus amigos não tivessem mudado. E a Débora, como estaria? Nisso era melhor nem pensar. Mais de três anos, de certo já estava arrumada com algum felizardo. De qualquer maneira, já estava chegando a hora de enfrentar a vida. A nova vida. Resolveu começar aos poucos. Às vezes ia a padaria, às vezes a locadora. Um dia o telefone tocou e ele pensou em atender. Teve medo. Sentiu diversas gotas de suor gelado lhe escorrerem pelo corpo. No quarto toque, resolveu arriscar:

- Alô?
- Ah... Alô... Tico?
- Err... Não... Quer dizer...
- Tico, é você cara! Você acha que eu ia esquecer sua voz? Você acordou, cara, acordou! Mano, não acredito. Segura as pontas que eu to indo pra sua goma agora!
- Peraí, Nando, peraí...
- Espera aí é o caralho!
- Calma, cara, não sei se to pronto ainda, é que...
- Você tem vinte e cinco minutos pra ficar pronto. Tchau.
- Caralho!

- E aí Tico, que saudade mano!
- Porra cara, eu também... Se bem que pra mim parece que faz pouco mais de um mês que não te vejo... Como você ta diferente cara! Perdeu aquela cara de moleque bobão!
- Valeu aí pela parte que me toca. Você também ta bem diferente. Olha só, quanta barba! Ninguém te passou uma gilete nesses três anos?
- Claro que sim, mas eles pararam depois que eu acordei.
- Então, vamos tomar uma, preciso conversar com você, acho que aqui não é o lugar.
- Vamos. Vamos para rua. Se você soubesse há quanto tempo eu não vou a lugar nenhum além da padaria e da locadora...
- Sério velho? Pensei que você tava em coma. Você deve ter assistido uma pancada de filmes...
- Vai se foder, Nando. Vamo logo antes que eu desista.

Entraram no Fiat Uno vermelho de Fernando e partiram. Caramba, as coisas mudaram mesmo. Até o Nando já estava dirigindo!
- Aonde vamos?
- A um boteco bacana perto de onde estou morando. Ali perto da USP.
- Caralho, você passou na USP cara?
- Ainda não. Vou prestar Letras, mano. To fazendo um cursinho lá perto, trampando o dia todo. Mó veneno.
- Ce ta trampando do que?
- Sou gerente de uma loja do McDonald´s. Que merda, fala aí!
- Caralho, truta, como as coisas mudaram... E o Fred, sabe dele?
- Assunto pro bar. Melhor. Faz um favor aí pra mim Tico: abre o cinzeiro e pega isso aí pra mim. Se quiser, pode ascender você mesmo.
-Como assim assunto pro bar? Você ta me assustando... Aí Nando, que porra é essa aqui? Isso é um beck mano? Que merda é essa? Você ta fumando essa porcaria! Mas você nem fumava cigarro! Você vai fumar essa bosta dirigindo? Eu acabei de sair do coma, porra! Você quer ir comigo pra mais um?
- Cala essa boca, Tico! Larga de ser desesperado. É só um baseado, nada mais. Eu sempre achei que você seria o primeiro de nós a fumar...
- Você sabe que eu nunca gostei dessas coisas.
- De pinga você gosta!
- É legal.
- Maconha também é legal, você vai ver. Mas se não quiser não fuma, sobra mais. Só me dá isso aí logo.
- É legalizado, idiota, é isso que eu to falando! E se a polícia pegar a gente?
- “E se a polícia pegar a gente?”. Vira essa boca pra lá, urubuzão. Ou ascende ou passa, já deu essa ladainha toda!
- Quer saber? Cadê o isqueiro? Já ta tudo uma viajem mesmo, vamos ver qual que é dessa porcaria.
- Aí mano, então vai logo que a gente já vai chegar no bar e eu tenho muita coisa pra te contar.
- E eu pra ouvir... Mas... peraí, Nando, por que você ligou lá em casa? Pra falar comigo que nâo foi...
- Já falei, porra: assunto pro bar.

2 comentários:

.hi-fi. disse...

heeeehehehe! bom pra caralho!!!
-> gosto de filme dos sonhos pra uma sessão da tarde!

.hi-fi. disse...

...agora que vi que será acresentada uma 4a. parte