terça-feira, fevereiro 26, 2008

De uma catraca a outra #3 - Eta vida de gado essa!

Existem amizades instantâneas, amizades do tipo fast-food, miojo. Aqueles comentários sobre o tempo, ou:

- Nossa, como melhorou a segurança no Metrô!
- Mas os empurrões não mudaram em nada.
- Agora não assaltam mais.
- Colocaram cerca de gado em umas estações.
- Quero ver assaltarem!

Na verdade é como se fossem diversos monólogos, não há a amizade propriamente sentida. Mas somos bem-humorados, rimos pro corre-corre qdo as plataformas estão abarrotadas e pro estouro da manada por um lugar pra se sentar.

- ôa, ô, ôw. Sem empurrar, sem empurrar.
- ...cuidado aí, cuidado minha gente, cuidado com minha pasta de dente!
- Hahaha!

E isso consegue nos tirar dos trilhos por alguns segundos, nem todos. A graça na tragédia, mas só é tragédia pra quem enxerga tragédia, pra quem não vê, é mais uma continuação da comédia.

Civilizar, civilizar até começar a retroceder. Processo decivilizatório?
- Galera tá apressada hoje.
- Todo dia é assim.

As variáveis pro erro são muitas:
1) governo - que não expande o metrô como deveria
2) metroviários - que não precisam fazer greves
3) poupulação - que não reclama seus direitos, e se comporta como gado

E isso é São Paulo também: voltar pra casa e assistir novela depois da janta.

2 comentários:

José Henrique Lopes disse...

Há vários problemas em questão. O principal deles é saber diferenciar as coisas. É muito legal o governo estadual criar a conversão gratuita entre o metrô e os trens da CPTM. Da mesma forma, é bacana oferecer ao trabalhador a oportunidade de pagar menos combinando o uso do metrô e do ônibus. Agora, de nada adianta tomar medidas como essa se falta investimento para dar conta do aumento de passageiros. Em vez disso, estão mais preocupados em tentar, outra vez, privatizar as empresas, lavando as mãos das responsabilidades de outrora. Isso sem falar em problemas de manutenção e segurança. Nesse jogo de forças, o gado é que se ferra, sendo tocado de um lado para outro segundo os caprichos do filho da puta do peão da fazenda.

Aldo Jr. disse...

Vou começar o meu comentário complementando o primeiro: na briga entre a onda do mar e a pedra, quem se fode é o marisco.

Eu uso a CPTM e seus super "trens espanhóis" todos os dias. Semana passada, sorte minha, tive consulta e só entrei no serviço após o almoço. Houve um arrastão em um dos vagões. Bandidos armados fizeram um refém, mandaram todos jogarem seus celulares, carteiras, jóias no chão e passaram recolhendo: tudo isso no intervalo de uns 3 minutos, uma a outra estação.

Pra mim, não melhorou nada. Realmente, como foi citado acima, temos benefícios interessantes. A integração metrô/CPTM é muito legal e pagar menos pro ônibus/metrô de todo dia também, mas, realmente, precisamos de estrutura pra isso.

Lembro que no ano passado o presidente do metrô veio a público e disse que o metrô transportava cerca de oito passageiros por metro quadrado, mas tinha capacidade pra transportar onze. Imagina?! Fala sério...