terça-feira, fevereiro 12, 2008

[De uma catraca a outra #1] Bilheteria Blindada

Até onde o absurdo pode chegar, sob ou sobre a terra? Vou tentar descobrir nos próximos dias. Uma espécie de diário de Metrô. A rotina esconde brilhos pra desafiar nossa sensibilidade? Ou somos apenas gado sendo transportado pra um lugar no nascer do sol, e pra outro no pôr?

-----------

Na maior cidade-caos do Brasil há bilheterias do metrô que são blindadas - elas têm escrito em letras garrafais e itálicas: 'Bilheteria Blindada'. Colocaram um vidro a prova de balas e bocas onde só passam dinheiro e bilhetes, a comunicação com gestos foi restabelecida em são paulo!

Que eu me lembre foi após uns atentados do PCC onde alvejaram umas 3 bilheterias no mesmo dia, tudo aqui perto, na Zona Leste da cidade. Se foi isso ou não, devem ter se cansado de imprimir aqueles cartazes de denúncia - cartazes com fotos registradas pelas câmeras das bilheterias - que pareciam estar funcionando, de certa forma prenderam alguns assaltantes, pelo que anunciavam outros cartazes mais novos.

Nada melhor que confiar na segurança do Metrô. Alguns dekasseguis (descendentes de japoneses que foram trabalhar no Japão) dizem que anunciam, quando um brasileiro entra em algumas lojas. Repetem o famoso:
- Não facilite. Leve bolsas e sacolas junto ao corpo.

Com a entrada de brasileiros lá, e depois que aprenderam a usar o metrô, essa frase foi importada. Mas acho que os vidros blindados continuarão só por aqui.

Nenhum comentário: